As imagens dinâmicas são navegáveis: clique com o mouse e arraste para alterar a direção e velocidade de rotação ou parar. Se preferir, clique nos botões do menu em cada imagem para outras funções, conforme a legenda abaixo:
Tela cheia Para baixo
Informações Para cima
Rotacionar Para a direita
Aproximar Para a esquerda
Afastar  
Compartilhar





Logo após a Proclamação da Independência, em 1822, surgiu a primeira proposta de se erigir um monumento comemorativo no próprio local onde ela fora proclamada, às margens do Riacho do Ipiranga.

Em 1884, contratou-se o engenheiro italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi, que havia sugerido um monumento-edifício, com estilo eclético, muito adotado na Europa, e que chegou a marcar a transformação arquitetônica da cidade de São Paulo, a partir do final do século XIX. Quem se encarregou da obra foi outro italiano, Luigi Pucci, em 1885. Em 1890, as obras foram dadas por encerradas.

Até essa data, a trajetória do Museu foi paralela à do edifício-monumento. As coleções, formadas por Joaquim Sertório, ficaram conhecidas como Museu Sertório e, em 1890, foram compradas por Francisco de Paula Mayrink e doadas ao Governo do Estado de São Paulo, que, em 1893, denominou-o Museu Paulista e deu-lhe sede própria: o monumento-edifício. A inauguração do Museu Paulista no edifício aconteceu a 7 de setembro de 1895.

O edifício do Museu Paulista tem 123m de comprimento e, em sua parte mais larga, 16m de profundidade. Seus jardins espelham o estilo francês e a estrutura dos passeios mais famosos, como Versailles.

O Museu Paulista pertence à Universidade de São Paulo desde 1963 e, atualmente, é uma instituição científica, cultural e educacional, com atuação no campo da história e suas atividades têm como referência permanente um acervo com mais de 150.000 peças, entre objetos, iconografia e documentação arquivista, do período seiscentista até meados do século XX. (Fechado temporariamente).

Curso de Difusão Cultural "Oratório: artefato religioso no contexto doméstico", no Museu Paulista / Ipiranga

Auditório do Museu Paulista, de 15 de agosto a 05 de setembro, às segundas-feiras, das 14h às 16h30

O curso tem como objetivo debater sobre o oratório no interior da morada brasileira, sobretudo colonial, primando-se em observá-lo ante seus dois distintos universos funcionais de cunho devocional e de cunho litúrgico. Público alvo: estudiosos envolvidos na pesquisa da arte religiosa, da cultura material e das práticas domésticas no interior dos domicílios brasileiros, sobretudo nos tempos de colônia. Graduados ou graduandos em Artes, Arquitetura, História ou disciplinas afins. Inscrições gratuitas: 18 de julh...

>> Leia mais


Atividade complementar didático-culturais, no Museu Paulista - Ipiranga

16 de março a 11 de maio, 4ª, das 14h às 16h30 - auditório do Museu Paulista da USP (do Ipiranga)

Universidade Aberta À Terceira Idade - Atividade complementar didático-culturais Atividade: Museu Paulista: histórico da formação dos acervos O Objetivo desta atividade é a de apresentar o Museu Paulista, introduzindo os participantes no conhecimento do hitórico da Instituição e do edificio-Monumento, como pontos importantes para conhecimento não somente da sociedade brasileira, mas principalmente a paulista, dos séculos 18 e 19. Responsável : Profa. Dra. Miyoko Makino Vagas: 35 Pré-requisi...

>> Leia mais


Exposição e Restauração da tela "A Conversão de São Paulo a Caminho de Damasco", no Museu Paulista

A partir de 16 de novembro, 2010 - 1º andar, ala oeste do Museu Paulista

O Museu Paulista da USP (mais conhecido como Museu do Ipiranga) está iniciando os trabalhos de restauração da pintura A Conversão de São Paulo a Caminho de Damasco, de Almeida Júnior, pintada em 1888, óleo sobre tela . 4,25 (h) x 3,75 (l) metros, que representa o padroeiro da cidade e originalmente ficava no teto da antiga Igreja da Sé. Em 1912, quando a Igreja foi demolidade, esta pintura foi recolhida ao Museu Paulista passando a integrar o seu acervo. Os trabalhos de restauração devem durar ao longo de 18 meses e ao ...

>> Leia mais
Endereço Parque da Independência - Ipiranga
Telefone (11) 2065-8001
Horário de atendimento De 3ª a domingo das 9h às 17h
Entrada Ingressos R$6,00 inteira e R$3,00 (estudantes)
Serviços Isenções de valor de entrada: Crianças até 6 anos e maiores de 60; portadores de deficiência e acompanhante; comunidade USP

Em todos os primeiros domingos do mês acontecem concertos promovidos pela SAMPA (Sociedade dos Amigos do Museu Paulista), às 16h, entrada franca. O Museu Paulista também promove cursos, seminários e outros eventos culturais
Estacionamento Não, somente aos finais de semana
Website http://www.mp.usp.br
Você pode navegar por todas as regiões da cidade, basta clicar sobre o mapa e arrastar para os lados ou utilizar a ferramenta no canto superior esquerdo (as setas direcionais). Logo abaixo, há uma ferramenta de aproximação (tecla +) e de afastamento (tecla -).

No canto superior direito, é possível escolher a visualização do mapa. Em "SAT", você transforma a imagem em fotográfica; em "TER", o mapa mostra a rua com terreno; em "EARTH", você interage com o GoogleEarth (é necessário ter o plugin ou programa instalado).

Você ainda pode traçar uma rota de chegada até este local. Na caixa de diálogo do mapa, basta clicar em "Rota". Uma nova página se abrirá, então digite o seu endereço completo e clique em "OK". (No seu endereço, digite somente o nome completo da rua, número - sem complemento, nome da cidade e UF, conforme o exemplo: "rua exemplo, 123 - são paulo - sp"). O posicionamento constante no mapa pode ser apenas aproximado, e as informações disponíveis são de responsabilidade do Google.